Casa e Decoração

Decoração com pedras: como deixar sua casa incrível

Confira incríveis sugestões de como usar pedras como parte da decoração da sua casa

Alguns ambientes da casa podem ser decorados com pedras. Na verdade, a grande maioria dos espaços aceita este elemento. Desde algo mais definitivo, feito nas paredes, até pequenos detalhes que podem ser alterados, opção ideal para pessoas que buscam casas para alugar direto com o proprietário e sabem que não terão direito a muitas alterações.

As pedras são resistentes, duráveis e combinam com os mais variados espaços de um imóvel. Também exigem pouca manutenção, além de serem uma ótima alternativa para ambientes mais quentes, pois vão deixar o espaço mais fresco.

Você está pensando em decorar sua casa com pedras? Confira algumas dicas de como fazer isso:

Parede de pedras

 Quem pode fazer reformas em casa vai se interessar pela ideia de colocar algumas paredes de pedras. Vários espaços da casa podem receber este tipo de decoração, porém o melhor é que sejam locais bem arejados e que recebam bastante luz natural.

Na cozinha, nos quartos ou na sala, os tijolinhos de pedra são os mais comuns. Já no banheiro a dica é usar pedras que não foram tão lapidadas e que possuam borda reta. Na área externa existem mais opções, principalmente de cores.

Outra alternativa para as paredes é investir na famosa pedra canjiquinha, ela dá um toque mais rústico ao ambiente e pode ser colocada em uma das paredes da sala, em um jardim de inverno ou em alguma parte externa do imóvel.

Essa é a opção mais procurada por quem quer investir em decoração com pedras, principalmente pelo toque rústico e de destaque que o elemento oferece. Na hora de escolher a parede certa, aposte sempre naquela que tem maior destaque no ambiente – ou seja, a primeira parede para a qual você olha, assim que chega àquele lugar.

Piso do jardim de inverno

Você tem ou planeja ter um jardim de inverno em seu lar? Faça algo diferente no piso e use as pedras como parte da decoração. Podem ser aquelas brancas, tradicionais de jardim ou o próprio cascalho. O ideal é que elas funcionem como um caminho, levando até uma das plantas do jardim.

Outra dica é fazer um caminho com decks de madeira e deixar o restante do piso do jardim de inverno com as pedras. Vai ficar muito bonito e chamar a atenção de quem visitar sua casa.

Painel da TV

Se você gosta da decoração de pedras, mas prefere algo em que não seja preciso mexer na construção da casa em si, experimente decorar o painel da TV com pequenas pedrinhas.

A ideia é dar um toque diferente e deixar a sala ainda mais atrativa – ou o quarto, caso você ache legal decorar o painel da televisão que fica neste cômodo. Cristais também são boas escolhas e você não vai ter muito trabalho para criar sua decoração.

Tudo que você precisa são as pedras que achar mais bonitas, uma cola para madeira e o próprio painel da TV. Vá colando os objetos um a um, da forma que você achar melhor. Deixe a criatividade fluir tranquilamente.

Se você tem uma casa para alugar na praia e deixa os móveis disponíveis para os inquilinos, é sua chance de tornar os espaços de lazer ainda mais atrativos e com aquele toque praiano.

Borda da piscina

Pedras na borda da piscina não são novidade. A maioria das pessoas investe nelas não apenas como ornamento, mas como uma forma de tornar a saída da água – e o caminhar na borda da piscina – mais seguro para todos que vivem na casa.

Para adornar este espaço com pedras, aposte naquelas mais ásperas, que não escorregam e com detalhes que combinem com a cor da piscina e o local em que ela se encontra. Por exemplo, se as paredes têm tons mais puxados para cores da natureza, as pedras podem ter a mesma cor.

 Cristais como elementos decorativos

 Mais uma opção para quem não pode ou não pensa em reformar a casa em um primeiro momento. As pedras podem ser utilizadas como elementos decorativos, sendo colocadas dentro de copos ou vasos.

Quem acredita nas energias pode espalhar cristais energizantes pela casa, principalmente nos ambientes mais frequentados, como a sala e os quartos.

Pedras nas cores rosa, lavanda e azul transmitem a sensação de tranquilidade. Cristais brancos e transparentes também são bem-vindos, principalmente em ambientes que possuem tons mais claros nos móveis e nas paredes.

Pedras nos vasos

Gosta de cuidar de plantas e tem vários vasos em casa? Outra dica para investir na decoração de pedras sem precisar fazer grandes mudanças no seu lar é colocar pequenas pedrinhas dentro dos vasos.

Os cascalhos são uma opção interessante, principalmente se você está cultivando plantas que não gostam de muita água, como a babosa.

Outra dica é colocar as pedras – pode ser aquelas brancas, bem pequenas – no prato dos vasos. Você evita o acumulo de água parada – ruim não apenas para a planta, mas pelo fato de ser ambiente propício para o mosquito da dengue e ao mesmo tempo investe na decoração.

Piso da casa 

Além das paredes, que tem ganhado espaço quando se fala nas pedras, o piso também pode recebê-las como parte da decoração. Inclusive nem precisa pensar em algo muito diferente ou mais rústico, o próprio mármore já é um tipo de decoração com pedra.

Quem prefere algo mais tradicional, pode apostar nas pedras de diferentes tamanhos e cores e para a garagem os famosos blocos quadrados de concreto – para torná-los mais atrativos, você pode pintar depois da instalação.

Como você pode ver, as pedras podem ser aplicadas em diversos ambientes da casa como parte da decoração. O principal é se focar em algo que combine com seu estilo e que possa ser feito.

Ainda não comprou sua casa própria e quer morar em um local que use pedras em algum ambiente? Aproveite para ver melhor as fotos dos espaços internos e externos em um site de aluguel de imóveis.

E para finalizar, se você gostou dessas dicas de decoração com pedras, aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais!